Trail Santa Iria 2014 - Regulamento

1. Condições de participação

1.1. Idade participação diferentes provas
O Trail Santa Iria (tsi) é uma prova de corrida de montanha que percorre trilhos e caminhos na serra de Santa Iria e Banjas do concelho de Gondomar, Paredes e Penafiel.

Os trail e minitrail estão abertos a maiores de idade (18 anos) e a caminhada aberta a menores desde que acompanhados por uma pessoa maior de idade. O evento Geocaching está destinado a praticantes com alguma experiência na modalidade.

1.2. Inscrição regularizada
A inscrição será feita através de do site www.trailsantairia.pt e posterior envio de comprovativo de pagamento para tsi@trailsantairia.pt

Aquando do levantamento do dorsal só é necessário levar documento de identificação ou data de nascimento...

1.3. Condições físicas
Para participar é indispensável:

-estar consciente das distâncias e dificuldades específicas da corrida por trilhos e do desnível positivo e negativo das mesmas e de se encontrar adequadamente preparado fisicamente e mentalmente.
-de haver adquirido, antes do evento, capacidades reais de autonomia em montanha que permita a gestão dos problemas que derivem deste tipo de provas.
-conseguir enfrentar sem ajuda externa condições ambientais e climatéricas adversas tais como nevoeiro e chuva.
-saber gerir os problemas físicos e mentais decorrentes de fadiga extrema, problemas digestivos, dores musculares e articulares, pequenas lesões, etc.
-estar consciente que o trabalho da organização não é o de ajudar o corredor a gerir os seus problemas.

1.4. Definição possibilidade de ajuda externa
Os atletas podem receber ajuda externa desde que não haja interferência com outro atleta.

1.5. Colocação dorsal
O dorsal do atleta é pessoal e intransmissível e deve ser usado á frente do atleta e de preferência a altura do peito. O atleta que não cumpra será penalizado em 2 minutos por cada vez que seja chamado á atenção, não é permitida qualquer alteração do dorsal sob pena de desclassificação.

1.6. Regras de conduta desportiva
O comportamento inadequado ou o recurso de linguagem ofensiva, como recurso a agressão verbal ou de qualquer espécie, em todas as modalidades, serão alvo de advertência, expulsão ou desqualificação.

2. Prova
2.1. Apresentação da(s) prova(s) Organização
O 2º tsi será realizado no dia 02 de Fevereiro de 2014, em Branzêlo, Melres – Gondomar e será constituido por quatro eventos:

•  Trail Santa Iria – 35km

•  MiniTrail Santa Iria – 13km

•  Caminhada Santa Iria – 8km  

•  Geocaching Santa Iria – (4/5 caches)

 

(A organização reserva o direito de alterar as distâncias se assim o entender)

A organização deste evento estará a cargo da Comissão de festas de Santa Iria 2014 e do grupo BTTDouro.

2.2. Programa/Horário
Dia 01 de Fevereiro (Sábado):

14:00 – 23:00 – Abertura do secretariado, entrega de dorsais e kits de participante (Escola primária de Branzêlo)

Dia 02 de Fevereiro (Domingo):

07h00 – abertura do secretariado e entrega dos dorsais e kits de participante (Escola primária de Branzêlo)

08h15 – Abertura Controlo zero
09h00 – Partida Trail
09h15 – Partida MiniTrail
09h30 – Início caminhada e geocaching
11h00 – Chegada prevista dos primeiros atletas do MiniTrail
12h30 – Chegada prevista dos primeiros atletas do Trail
12h30 – Inicío do serviço de almoço
15h00 – cerimónia de entrega de prémios
17h00m – encerramento do IItsi!
(horários sujeitos a alterações)

2.3. Distância / Altimetria / Dificuldade ATRP
O IItsi terá a distância de 35km (Trail longo) e um desnível positivo de +-1800m tendo a classificação de Trail muito difícil TL/MD (conforme avaliação ATRP).
O MiniTrail Santa Iria terá a distância de 13km (Trail Curto) e um desnível positivo de 600m tendo a classificação de Trail curto muito difícil TC/MD (conforme avaliação ATRP)

A caminhada terá a distância aproximada de 8km.

2.4. Mapa / Perfil altimétrico / descrição do percuso
*ver site da prova

2.5. Tempo Limite
O tempo limite para o Trail e miniTrail será de 7h (brevemente será definido tempos limite de passagem)

Ultrapassando o tempo de passagem limite os atletas deverão afastar-se, pois nem a organização nem os serviços de assistência podem garantir a sua segurança, podendo “os corredores vassouras” levantarem as fitas de marcação do percurso após o tempo limite.
Se a organização entender afastar um atleta devido ao seu estado de saúde este assim o deve fazer, de modo a garantir o seu bem estar.

2.6. Metodologia de controle de tempos
O controle de tempos será feito pela organização.

2.7. Postos de controle
O controlo de passagem será feito pelos elementos da organização.

2.8. Locais de abastecimento
O Trail terá dois abastecimentos líquidos e dois abastecimentos sólidos/líquidos.

O MiniTrail terá um abastecimento líquido e sólido.

A caminhada e geocaching terão um abastecimento líquido.

2.9. Material aconselhável
Telemóvel, depósito de água, bastões, manta térmica, camelbak, corta-vento, chapéu ou gorro.

2.10. Informação sobre passagem de locais com trafego rodoviário ou ferroviário
A prova será em open road, ou seja, todos os atletas terão que ter algum cuidado ao passar nos troços rodoviários, mesmo assim a organização terá voluntários nesses pontos.

2.11. Penalizações / desclassificações
Será penalizado ou desqualificado todo aquele que:

•  não complete a totalidade do percurso (desqualificado)

•  deteriore ou suje o meio por onde passe (desqualificado)

•  não leve o dorsal bem visível (penalizado em 2m)

•  alteração do dorsal ou utilização de dorsal alheio (desqualificação)

•  ignore as indicações da organização (penalizado em 1h)

•  tenha alguma conduta anti-desportiva (desqualificado)

 

2.12. Responsabilidades perante o atleta/participante
Todos es atletas deverão estar atentos e assistir ou alertar a organização sobre acidentes que aconteçam durante os eventos...

2.13. Seguro desportivo
(brevemente)

3. Inscrições
3.1. Processo inscrição
As inscrições terão que ser efectuadas online no site www.trailsantairia.pt .

 

3.2. Valores e período de inscrição
O período das inscrições vai desde o dia 25 de Novembro até ao dia 22 de Janeiro

II Trail Santa Iria 35km – 18 euros

MiniTrail Santa Iria 13km – 13 euros

Caminhada 8km – 6 euros

Geocaching 8km – 6 euros

1€ de cada inscrição no Trail e miniTrail reverte a favor da Associação Humanitária Bombeiros Voluntários de Melres

Crianças podem participar na caminhada desde que acompanhadas por um adulto, sendo a sua inscrição gratuita até aos 16 anos. Mesmo sendo gratuita o adulto responsável deve fornecer à organização os dados de identificação do menor para efeitos de seguro.

 

Almoço: 6 euros
Crianças: até 6 anos não pagam

 

3.3. Condições de devolução do valor de inscrição
Em momento nenhum a inscrição será devolvida caso o atleta desista da prova, a qualquer tempo. Em caso de desistência, somente serão permitidas as transferências de inscrição para outro atleta, que devem ser efetuadas no prazo máximo de 15 dias de antecedência à realização da prova. Outros motivos poderão ser válidos após análise individual dos casos/motivos.

3.4. Material incluído com a inscrição (sujeito a alterações até ao dia 31 Dezembro 2013)
II Trail Santa Iria
-dorsal
-seguro de acidentes pessoal
-abastecimentos (durante e no final da corrida)
-t-shirt técnica de manga curta
-prémio finisher
-brindes e voucher fornecidos por patrocinadores

MiniTrail Santa Iria
-dorsal
-seguro de acidentes pessoal
-abastecimentos (durante e no final da corrida)
-Tshirt técnica
-prémio finisher
-brindes e voucher fornecidos por patrocinadores

Caminhada e Geocaching
-seguro de acidentes pessoal
-Tshirt
-abastecimento líquido
-brindes e voucher fornecidos por patrocinadores

 

3.5. Secretariado da prova/horários e local
O secretariado será na Escola Primária de Branzêlo....
O levantamento do dorsal deverá ser feito pelo próprio mediante apresentação de documento identificativo ou poderá ser feito por terceiros desde que levem fotocópia do atleta em causa ou data de nascimento.

3.6. Serviços disponibilizados (Trail e miniTrail)
Zona de descanso, Duches e abastecimento final para as provas de Trail e MiniTrail.

4. Categorias e Prémios
4.1. Definição data, local e hora de entrega de prémios
A cerimónia de entrega de prémios será realizada junto à chegada pelas 15h.

4.2. Definição das categorias etárias/ sexo/ individuais e equipas
Escalões:

'Podium': Serão premiados os 3 primeiros classificados masculinos e femininos do Trail e MiniTrail .

Serão ainda premiados os vencedores dos seguintes escalões:

Masculinos:
Seniores – 18 a 39 anos
M40 – 40 a 49 anos
M50 – mais de 50 anos

Femininos:
Seniores – 18 a 39 anos
M40 – 40 a 49 anos
M50 – mais de 50 anos

Nota: as idades acima indicadas dizem respeito ao dia da competição.

Haverá prémio para a equipa mais numerosa participante no conjunto dos quatro eventos..

Haverá também prémios para os 3 primeiros classificados masculinos e femininos (Trail e MiniTrail) naturais da freguesia de Melres.

5. Informações
5.1. Como chegar

Brevemente

5.2. Onde ficar

Brevemente

5.3. Locais a visitar

Brevemente


Este regulamento ainda pode ser alterado de modo a que fique mais completa a informação.

Este regulamento foi feito de acordo com o “regulamento tipo” da Associação de Trail Running de Portugal

Regulamento, versão 3 de 05-01-2014