Enquadramento

Objetivo do evento
Divulgar as excelentes condições existentes na Serra de Santa Iria e Serra das Banjas para a prática da modalidade ‘Trail running' (corrida de montanha) e caminhada. Angariar fundos para a realização das festas em honra da padroeira do lugar de Branzêlo - Santa Iria - festa a realizar no dia 13 Julho 2014 Fomentar a prática do desporto e o contacto com a natureza Envolver os habitantes, autoridades, associações e empresas locais na organização/divulgação do evento. Atrair para a freguesia a visita de praticantes desta modalidade em franco crescimento.

O que é o trail running?
O trail running é um tipo de corrida bastante diferente da pista e da estrada. Os percursos por onde passam as provas de trail, podem e devem incluir trilhos técnicos, muitas vezes inacessiveis de qualquer outra forma, sem ser a pé. Zonas montanhosas com grandes declives, subidas de pequenos riachos, com fundos rochosos e com pouca água, subida de pedras, entre outros tipos de piso com terrenos acidentados, é tudo isto e muito mais que se encontram neste tipo de provas. Por vezes a tecnicidade e dureza do trail running impede que os atletas consigam correr, tendo que caminhar, saltar e subir pedras. Fonte: http://www.traildeportugal.net/trail/ Enquadramento Histórico e Geográfico

A prova terá início e fim no Lugar de Branzêlo, União de Freguesias de Melres - Medas, e percorrerá caminhos rurais/montanha das Serra de Santa Iria e Serra das Banjas. O limite mais a Este é a cascata do Ribeiro de Cadeados (Poço Negro)