Trail Santa Iria 2015 - Regulamento

a 15 Jan 2015 - por AR

 

1. Condições de participação

1.1. Idade participação diferentes provas

O Trail Santa Iria (tsi) é uma prova de corrida de montanha que percorre trilhos e caminhos na serra de Santa Iria, serra das Flores e serra de Banjas do concelho de Gondomar, Paredes e Penafiel.
Os trail e minitrail estão abertos a maiores de idade (18 anos) e a caminhada aberta a menores, desde que acompanhados por uma pessoa maior de idade.

1.2. Inscrição regularizada

A inscrição será feita através do site www.trailsantairia.pt e posterior pagamento por referência MB. As referências MB terão uma validade de 72 horas.
Aquando do levantamento do dorsal é necessário levar documento de identificação ou data de nascimento...

1.3. Condições físicas

Para participar é indispensável:
-estar consciente das distâncias e dificuldades específicas da corrida por trilhos e do desnível positivo e negativo das mesmas e de se encontrar adequadamente preparado fisicamente e mentalmente.
-de haver adquirido, antes do evento, capacidades reais de autonomia em montanha que permita a gestão dos problemas que derivem deste tipo de provas.
-conseguir enfrentar sem ajuda externa condições ambientais e climatéricas adversas tais como nevoeiro e chuva.
-saber gerir os problemas físicos e mentais decorrentes de fadiga extrema, problemas digestivos, dores musculares e articulares, pequenas lesões, etc.
-estar consciente que o trabalho da organização não é o de ajudar o corredor a gerir os seus problemas.

1.4. Definição possibilidade de ajuda externa

Os atletas podem receber ajuda externa desde que não haja interferência com outro atleta.

1.5. Colocação dorsal

O dorsal do atleta é pessoal e intransmissível e deve ser usado à frente do atleta e de preferência a altura do peito. O atleta que não cumpra será penalizado em 2 minutos por cada vez que seja chamado à atenção, não é permitida qualquer alteração do dorsal sob pena de desclassificação.

1.6. Regras de conduta desportiva

O comportamento inadequado ou o recurso de linguagem ofensiva, como recurso a agressão verbal ou de qualquer espécie, em todas as modalidades, serão alvo de advertência, expulsão ou desqualificação.

2. Prova

2.1. Apresentação da prova, Organização

O III Trail Santa Iria será realizado no dia 25 de Janeiro de 2015, em Branzêlo, Melres – Gondomar e será constituído por três eventos:

De carácter competitivo:
• Trail Santa Iria – 37km
• MiniTrail Santa Iria – 17km

De carácter lúdico:
• Caminhada Santa Iria – 7km

(A organização reserva o direito de alterar as distâncias se assim o entender)

A organização deste evento estará a cargo da Comissão Organizadora TSI.

2.2. Programa/Horário

Dia 24 de Janeiro (Sábado):
14:00 – 23:00 – Abertura do secretariado, entrega de dorsais e kits de participante (Escola primária de Branzêlo)

Dia 25 de Janeiro (Domingo):
07h00 – abertura do secretariado e entrega dos dorsais e kits de participante (Escola primária de Branzêlo)
08h15 – Abertura Controlo zero
09h00 – Partida Trail e miniTrail
09h30 – Início caminhada
11h00 – Chegada prevista dos primeiros atletas do MiniTrail
12h30 – Chegada prevista dos primeiros atletas do Trail
12h30 – Inicío do serviço de almoço
15h00 – cerimónia de entrega de prémios
17h00m – encerramento do IIItsi!
(horários sujeitos a alterações)

2.3. Distância / Altimetria / Dificuldade ATRP

O III TSI terá a distância de 37km (Trail longo) e um desnível positivo de +- 2000m tendo a classificação de Trail muito difícil TL/MD (conforme avaliação ATRP).
O MiniTrail Santa Iria terá a distância de 17km (Trail Curto) e um desnível positivo de +- 800m tendo a classificação de Trail curto muito difícil TC/MD (conforme avaliação ATRP)

A caminhada terá a distância aproximada de 7km.

2.4. Mapa / Perfil altimétrico / descrição do percurso

Já disponível perfil altimétrico em www.trailsantairia.pt

2.5. Tempo Limite

O tempo limite para o Trail e miniTrail será de 8h (brevemente será definido tempos limite de passagem)

Ultrapassando o tempo de passagem limite os atletas deverão afastar-se, pois nem a organização nem os serviços de assistência podem garantir a sua segurança, podendo “os corredores vassouras” levantarem as fitas de marcação do percurso após o tempo limite.
Se a organização entender afastar um atleta devido ao seu estado de saúde este assim o deve fazer, de modo a garantir o seu bem estar.

2.6. Metodologia de controlo de tempos

O controle de tempos e classificações estará a cargo da empresa Run4Fun.
Os atletas deverão cumprir com as instruções e procedimentos indicados, nomeadamente a correta colocação, conservação e devolução do chip de cronometragem.

2.7. Postos de controlo

O controlo de passagem será feito por elementos da run4fun.

2.8. Locais de abastecimento

O Trail terá dois abastecimentos líquidos e quatro abastecimentos sólidos/líquidos.

O MiniTrail terá um abastecimento líquido e dois sólidos.

2.9. Material aconselhável

Muito Aconselhável: Calças, Luvas, Telemóvel, depósito de água...
Aconselhável: bastões, manta térmica, camelbak, corta-vento, chapéu ou gorro...

A organização não fará controlo de material.

A organização não se responsabiliza por precalços que adevenham da falta de material muito aconselhável.

2.10. Informação sobre passagem de locais com tráfego rodoviário ou ferroviário

A prova será em open road, ou seja, todos os atletas terão que ter cuidado ao passar nos troços rodoviários, mesmo assim a organização terá voluntários nesses pontos.

2.11. Penalizações / desclassificações

Será penalizado ou desqualificado todo aquele que:

• não complete a totalidade do percurso (desqualificado)
• deteriore ou suje o meio por onde passe (desqualificado)
• não leve o dorsal bem visível (penalizado em 2m)
• alteração do dorsal ou utilização de dorsal alheio (desqualificação)
• ignore as indicações da organização (penalizado em 1h)
• tenha alguma conduta anti-desportiva (desqualificado)

2.12. Responsabilidades perante o atleta/participante

Todos os atletas deverão estar atentos e assistir ou alertar a organização sobre acidentes que aconteçam durante os eventos...

2.13. Seguro desportivo

Todos os atletas serão cobertos por seguro de acidentes pessoal.
Os participantes serão responsáveis de todas as ações susceptíveis de produzir danos materiais, morais ou de saúde a si mesmo e/ou a terceiros. A organização declina toda a responsabilidade em caso de acidente, negligência, roubo dos objetos e valores de cada participante.

3. Inscrições

3.1. Processo inscrição

As inscrições serão efectuadas online no site www.trailsantairia.pt ou www.run4fun.pt, lá terá toda a informação referente à prova. Após ser feita a inscrição os atletas recebem uma referência Multibanco para regularizar o pagamento no prazo máximo de 72h, findo este prazo a inscrição será anulada, sendo necessário fazer novamente a inscrição.
Os atletas não residentes em Portugal, deverão contactar a organização – tsi@trailsantairia.pt – para efetuarem a sua inscrição.

3.2. Valores e período de inscrição

O período das inscrições vai desde as 00h00 do dia 24 de Novembro 2014 até às 24h00 do dia 16 de Janeiro 2015.

III Trail Santa Iria 37km – 18 euros
MiniTrail Santa Iria 17km – 15 euros

Caminhada 7km – 6 euros

Crianças podem participar na caminhada desde que acompanhadas por um adulto, sendo a sua inscrição gratuita até aos 12 anos. Mesmo sendo gratuita o adulto responsável deve fornecer à organização os dados de identificação do menor a seu cargo/responsabilidade para efeitos de seguro.
Almoço: 6 euros
Crianças: até 6 anos não pagam almoço.

3.3. Condições de devolução do valor de inscrição

Em momento nenhum a inscrição será devolvida caso o atleta desista da prova, a qualquer tempo. Em caso de desistência, somente serão permitidas as transferências de inscrição para outro atleta, que devem ser efetuadas no prazo máximo de 15 dias de antecedência à realização da prova. Outros motivos poderão ser válidos após análise individual dos casos/motivos.

3.4. Material incluído com a inscrição (sujeito a alterações até ao dia 31 Dezembro 2014)

III Trail Santa Iria

  • dorsal

  • seguro de acidentes pessoal

  • abastecimentos (durante e no final da corrida)

  • t-shirt técnica de manga curta

  • pulseira ‘já treinaste hoje’

  • prémio finisher

  • brindes e voucher fornecidos por patrocinadores

MiniTrail Santa Iria

  • dorsal

  • seguro de acidentes pessoal

  • abastecimentos (durante e no final da corrida)

  • t-shirt técnica de manga curta

  • pulseira ‘já treinaste hoje’

  • prémio finisher

  • brindes e voucher fornecidos por patrocinadores

Caminhada

  • seguro de acidentes pessoal

  • Poncho

  • abastecimento líquido

  • brindes e voucher fornecidos por patrocinadores

3.5. Secretariado da prova/horários e local

O secretariado será na Escola Primária de Branzêlo na Rua Central da mesma localidade.
O levantamento do dorsal deverá ser feito pelo próprio mediante apresentação de documento identificativo ou poderá ser feito por terceiros desde que levem fotocópia do BI/CC do atleta em causa ou data de nascimento.

3.6. Serviços disponibilizados (Trail e miniTrail)

Duches e abastecimento final para as provas de Trail e MiniTrail.

4. Categorias e Prémios

4.1. Definição data, local e hora de entrega de prémios

A cerimónia de entrega de prémios será realizada junto à chegada pelas 15h.

4.2. Definição das categorias etárias/sexo/individuais e equipas

Escalões:
'Podium': Serão premiados os 3 primeiros classificados masculinos e femininos do Trail e MiniTrail .

Será ainda premiado o vencedor de cada um dos seguintes escalões:
Masculinos:
Seniores – 18 a 39 anos
M40 – 40 a 49 anos
M50 – mais de 50 anos
Femininos:
Seniores – 18 a 39 anos
M40 – 40 a 49 anos
M50 – mais de 50 anos
Nota: as idades acima indicadas dizem respeito ao dia da competição.
Será premiado o atleta mais velho a completar o Trail.
Haverá prémio para a equipa mais numerosa participante no conjunto dos três eventos (Trail, miniTrail e caminhada)…
Haverá também prémios para os 3 primeiros classificados masculinos e femininos (Trail e MiniTrail) residentes na freguesia de Melres e Medas.

5. Informações

5.1. Como chegar

Ver em www.trailsantairia.pt

5.2. Onde ficar

Ver em www.trailsantairia.pt

5.3. Locais a visitar

Ver em www.trailsantairia.pt

5.4. Aceitação do regulamento

Todos os participantes, pelo fato de efetuarem a sua inscrição no III Trail Santa iria, aceitam o presente regulamento.
Este regulamento ainda pode ser alterado de modo a que fique mais completa a informação.
Este regulamento foi feito de acordo com o “regulamento tipo” da Associação de Trail Running de Portugal.

 

Regulamento, versão 1.2 de 15-01-2015